Por que sua conta de energia é tão cara e como torná-la mais barata

Compare sua conta de eletricidade atual com uma de alguns anos atrás. Você notará que o preço que paga por quilowatt-hora (kWh) , bem como a conta de energia total geral, aumentaram com o passar dos anos. Na verdade, as tarifas de eletricidade no varejo têm subido constantemente há algum tempo.

Para entender por que eles se tornaram tão caros, primeiro precisamos dar um passo atrás e ver como os preços da energia são calculados em primeiro lugar.

Quanto custa para a concessionária fornecer eletricidade a você

O preço da energia normalmente reflete quanto custa para a concessionária obter e fornecer eletricidade. Existem duas maneiras pelas quais os serviços públicos geram energia:

  • Gerar energia em suas próprias fábricas.
  • Comprar energia de um fornecedor de energia.

Ambas as opções custam dinheiro. De modo geral, sua taxa de eletricidade medida em centavos por kWh é um reflexo de quanto está custando à sua concessionária.

Quando as hidrelétricas não dão conta do fornecimento, as concessionarias recorrem a outras fontes de energia como as termoelétricas. O preço dessas energias alternativas tem subido e continuará subindo, pois são recursos finitos que estão se esgotando. Isso tornou a produção de energia mais cara, o que por sua vez fez com que as tarifas de eletricidade subissem continuamente.

Distribuir a energia aos clientes também custa muito dinheiro à concessionária. Quando uma companhia elétrica produz energia, a voltagem deve ser reduzida para ser usada com segurança em sua casa, este processo faz com que alguma energia seja desperdiçada.

Para fornecer eletricidade a você, sua empresa de energia deve produzir mais energia do que você realmente usa para cobrir a perda de energia na transmissão.

À medida que os preços do petróleo, gás natural e carvão aumentam, é improvável que a energia fornecida pela concessionária fique mais barata.

Felizmente, o custo da energia renovável está caminhando na direção oposta. O preço da energia solar caiu 70% desde 2010.

Vale a pena ter um sistema solar pra reduzir a conta?

Instalar um sistema solar é o melhor investimento doméstico que você pode fazer. Desde que você dimensione seu sistema solar corretamente , ele deve gerar energia suficiente para cobrir a maior parte ou todo o seu gasto elétrico.

A maioria das pessoas que instala energia solar pode economizar R$ 10.000 a R$ 100.000 em custos de energia ao longo de 25 anos de vida de seu sistema solar.

Quanto tempo meu sistema solar vai demorar para se pagar?

Dependendo de como fica o dimensionamento do seu sistema, mas geralmente é de 3 a 5 anos. A melhor maneira de saber o tempo de reembolso da energia solar é fazer uma estimativa de quanto vai custar o seu sistema de geração de energia solar.

Se você está farto de energia cara, obtenha uma estimativa gratuita do custo de seu sistema solar Clicando Aqui.