Os painéis solares  são dispositivos que produzem eletricidade a partir da luz solar. As pessoas também os chamam de módulos solares. A eletricidade produzida por eles é conhecida como energia solar.

O que é um sistema de painel solar?

Um sistema de painel solar é um painel solar e uma combinação de equipamentos necessários para gerar energia solar e convertê-la em eletricidade utilizável. No caso de um sistema de painel solar para uso doméstico, os módulos solares seriam normalmente combinados com um inversor ligado à rede.

O que significa fotovoltaico?

Refere-se ao ‘efeito fotovoltaico’, que é o termo técnico para definir como os painéis solares convertem a luz do sol em corrente elétrica. Portanto, um painel fotovoltaico (PV) significa simplesmente um painel solar. Da mesma forma, ‘energia fotovoltaica’ é apenas um termo sofisticado para energia solar.

Como funcionam os painéis solares?

Um painel solar funciona com de células solares, geralmente 60 ou 72 delas. Conforme a luz atinge uma célula, os elétrons são separados dos átomos de silício da célula. Os elétrons fluem através da célula e essa ação produz eletricidade por corrente contínua (CC).

A saída de eletricidade CC é então enviada para um inversor que a converte em eletricidade em corrente alternada (CA). Eletricidade CA é o tipo de energia elétrica usada em residências, escritórios, etc.

O que acontece depois? Bem, no caso de sistemas de energia solar instalados em uma casa, existem 3 opções. A eletricidade pode ser usada para atender às necessidades de eletricidade da casa, carregar uma unidade de armazenamento de bateria ou enviada para a rede elétrica para ser usada por outra pessoa.

A energia solar é energia “limpa”?

Os painéis solares em ação são totalmente verdes. Eles não produzem emissões de carbono ou resíduos, pois convertem a luz do sol em eletricidade. Isso está em total contraste com as usinas de energia fóssil tradicionais, onde toda a produção de eletricidade é baseada na queima de carvão, gás natural ou petróleo – um processo que libera dióxido de carbono (CO2), que altera o clima.

Houve preocupações levantadas sobre o carbono emitido durante a produção de painéis solares. Na verdade, fazer painéis solares é um processo que consome muita energia. No entanto, graças às melhorias na fabricação e ao tempo de resposta mais rápido, o processo de produção de painéis solares está mais limpo do que nunca.

Na verdade, depois que os números foram analisados, um relatório de pesquisa de 2016 concluiu que de 2018 em diante “as credenciais ambientais da energia solar realmente serão imaculadas”. Isso soa como um sonoro ‘sim’.

Devo comprar painéis solares para minha casa?

“Se você está tão interessado em economizar dinheiro quanto em salvar o planeta, os painéis solares podem ajudá-lo a fazer isso. Seu preço caiu, sua eficácia aumentou. Tudo isso significa que os painéis solares agora podem se pagar em apenas cinco anos, dependendo da sua forma de pagamento.”

Respostas a 5 perguntas comuns sobre painéis solares

1. Tenho que usar meu telhado? Os painéis solares podem ser instalados em outro lugar?

O telhado é a escolha óbvia, mas os painéis solares também podem ser instalados em muitos outros locais. Depois do telhado, o local mais popular para colocar painéis solares é no seu quintal. Eles são chamados de painéis solares montados no solo.

Eles têm custos de instalação mais altos, mas também é mais fácil otimizá-los para uma maior produção. Consulte uma empresa especializada em solar para saber mais.

Outras opções incluem carports solares e coberturas, bem como pérgulas solares, gazebos solares e coberturas solares para pátios. Basicamente, qualquer lugar com uma superfície plana pode ter painéis solares instalados nele!

2. Qual deve ser o tamanho do meu telhado?

Depende da quantidade de energia que você precisa. Quanto mais energia você precisar, maior será o numero de panéis solares, e consquentemente será necessário uma área maior. Mas geralmente cada telhada atende a quantidade de painés necessários.

3. Quão novo meu telhado deve ser?

Seu sistema solar vai durar entre 25-30 anos, então seu telhado deve ser capaz de durar esse tempo também. Se seu telhado precisar ser substituído em breve, pode ser melhor substituí-lo primeiro ou procurar outros lugares para colocar os painéis.

4. Em que direção meu telhado deve ficar inclinado / virado?

Os painéis voltados para o leste ou oeste resultam apenas em queda de um quinto da produção ou menos. Painéis voltados para o norte são os menos desejáveis, mas em muitos casos ainda podem economizar dinheiro para os proprietários.

5. O que é ‘produção excedente’ e como isso me afetará?

Quando você instala um sistema solar, ele geralmente gera mais energia do que você precisa. Se seu sistema produzir mais que o necessário, o excedente de energia pode ser devolvido à sua companhia elétrica (‘a rede’). O utilitário então credita a você a energia excedente que você devolveu.

Sua conta de luz restante reflete o uso de energia gerada por sua companhia elétrica menos a energia que você adicionou à rede. Isso permite que você reduza drasticamente suas contas de energia!

Graças ao excedente, a energia excedente que você produz durante o dia e durante o verão não é desperdiçada. Em vez disso, o valor dele é armazenado e usado para cancelar suas contas restantes.

Energia solar: aproveitando a energia do sol

Os sistemas de energia solar aproveitam a energia do sol e a tornam utilizável. O conceito por trás deles não é novo; os humanos usam a energia solar há eras . É fácil perceber porquê: o sol é uma fonte de energia poderosa e inesgotável. Na verdade, é a fonte de energia renovável mais abundante do mundo. Aproveitá-lo parece ser uma forma natural, simples e sustentável de criar eletricidade.

Claro, o processo moderno de criação de eletricidade a partir da luz solar não é tão simples. Chamamos isso de ‘tecnologia’ porque muito tempo e pesquisa foram gastos no desenvolvimento dos sistemas solares modernos que temos hoje. Na verdade, até recentemente não estava claro se a energia solar poderia ser uma forma viável de produzir eletricidade em escala maciça.

No entanto, as dúvidas sobre a energia solar foram dissipadas por melhorias rápidas e contínuas em tecnologia e eficiência de fabricação. Entre 2010 e 2018, o custo dos painéis solares caiu espantosos 70%.

Os painéis solares são agora competitivos – ou mais baratos do que as fontes tradicionais de eletricidade.

O futuro dos painéis solares

À medida que a tecnologia de painel solar melhora e os custos continuam caindo, a energia solar terá um papel cada vez maior em nossas vidas. O futuro será movido a energia solar.