relógio lightTrocar instalação.

Requisitos para solicitar a primeira instalação para uma unidade consumidora, com instalação do equipamento de medição, em caso de construção nova ou sendo o primeiro morador no imóvel.

Caso já tenha existido uma instalação da Light no imóvel, deve ser solicitado na agência da light a Abertura de Contrato (Transferência de Nome).

Requisitos para atendimento.

A unidade consumidora deve estar localizada ao alcance da rede de baixa tensão, obedecendo as seguintes situações:

Carga instalada igual ou inferior a 21kW, com entrada individual, atendida através do sistema de distribuição aéreo; ou

Carga instalada igual ou inferior a 21kW em propriedade com no máximo 4 (quatro) unidades monofásicas ou 2 (duas) trifásicas, atendida através do sistema de distribuição aéreo.

Caso a situação de sua unidade consumidora não se encaixe nos requisitos acima, será necessário um estudo de adequação da rede antes da instalação, com possíveis custos para o solicitante. É preciso solicitar a Avaliação das Condições Técnicas através de Estudo e obter a documentação necessária.

O pedido de instalação de ligação nova light deve ser solicitado somente após a preparação da área pelo eletricista credenciado (construção do padrão de instalação), e deverá estar de acordo com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT).

Tratando-se de áreas tombadas pelo Patrimônio Público e/ou áreas de unidade de conservação da natureza, é necessária a apresentação de documento de autorização para estabelecimento no local (licença) emitido pelo órgão público competente.

Preparação do Local

Para o cálculo da carga instalada e da demanda da unidade consumidora, bem como a escolha do tipo de padrão de entrada mais adequado às suas necessidades, utilize o Simulador de Padrão de Instalação.

Atenção: o resultado do Simulador de Padrão de Instalação pode ficar comprometido caso sejam inseridos dados que não correspondam à realidade do seu imóvel.

Recomenda-se a contratação de eletricistas ou instaladores qualificados para que o dimensionamento técnico dos materiais e equipamentos elétricos esteja de acordo com as normas técnicas e de segurança vigentes e em conformidade com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT), pois a instalação somente será executada após perícia e aprovação do local.

No caso de instalações residenciais cujo valor da carga instalada for superior a 15kW e instalações não residenciais para qualquer carga instalada, a preparação da área deve ser executada por um dos seguintes profissionais:

Profissionais de engenharia e eletrotécnica habilitados pelo CREA/RJ mediante a apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, devidamente quitada; OU

Profissionais de arquitetura e urbanismo habilitados pelo CAU/BR mediante a apresentação do Registro de Responsabilidade Técnica – RRT, devidamente quitado.

Vale ressaltar que a Light não faz nenhum tipo de credenciamento de eletricistas ou instaladores.

Perícia do Local

A Light efetuará perícia no local para verificar se o mesmo está preparado de acordo com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT) e as informações comunicadas pelo cliente.

Se o padrão de instalação estiver de acordo com as especificações técnicas e de segurança vigentes, a nova instalação será viabilizada, sem a cobrança de taxas.

Se houver alguma irregularidade no padrão de instalação e/ou impossibilidade de acesso às instalações para a execução do serviço, a perícia será reprovada e a equipe deixará um documento na unidade consumidora com as pendências a serem sanadas pelo cliente.

Após sanadas as pendências, o cliente deve procurar nossos órgãos de atendimento.

Na realização de nova(s) perícia(s) no local, esta(s) será(ão) cobrada(s) na fatura de energia elétrica, de acordo com os valores estabelecidos em Resolução da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, no item “Perícia de unidade consumidora”.

Fonte: Light S/A

Para falar com eletricista credenciado clique aqui.