Saiba como os edifícios comerciais podem incorporar todo o projeto de construção para economizar energia e dinheiro, ao mesmo tempo em que aumenta o desempenho e o conforto.
Aqui está um fato que pode surpreendê-lo. Cerca de 20% de toda a energia que usamos vai para edifícios comerciais de energia, edifícios como escritórios e escolas que usamos todos os dias. Então você pode facilmente ver a quantidade de energia e dinheiro que podemos economizar no projeto de eletricidade predial, quando nossos edifícios são tão eficientes quanto possível.
Os prédios com projeto de poupança de energia de hoje são construídos com uma abordagem inovadora para a construção conhecida como “design de construção integral”.
software de modelagem de edifícios.
A abordagem de construção inteira funciona muito bem como projetar e fabricar um automóvel – todas as partes do edifício são projetadas e construídas para trabalhar juntas como um sistema completo, em vez de apenas como uma coleção de peças individuais.
Os construtores estão usando esses conceitos para atender aos novos padrões de certificação.
Talvez já tenha ouvido falar desses edifícios com certificação LEED.
Desde o início de cada projeto, uma equipe aborda todos os aspectos da construção do prédio. A equipe inclui arquitetos, engenheiros, desenvolvedores e proprietários, e até mesmo as pessoas que vão ocupar e trabalhar no prédio.
Juntos, estabeleceram metas para eficiência energética, desempenho e uso criativo do espaço.
Ao adotar essa abordagem, os edifícios podem ser até 70% mais eficientes do que os edifícios comerciais convencionais.
ESTÁ BEM. Dê uma olhada em como funciona um desses prédios de escritórios de alto desempenho. Um prédio assim, integra muitos elementos que economizam energia em um sistema inteiro.
Sistema de iluminação eficiente
Pegue o sistema de iluminação, por exemplo. Este edifício de alto desempenho aproveita ao máximo a luz solar. A largura relativamente estreita da estrutura permite que a luz solar atinja melhor seus espaços interiores.
Este design de iluminação natural combina janelas inovadoras, colocadas de forma inteligente com design interior criativo, para maximizar o uso da luz solar e minimizar o excesso de calor.
Aqui, as janelas voltadas para o sul reúnem a luz solar. As máscaras – ou as lâminas – bloqueiam o calor no verão, e no inverno, deixe mais calor e luz.
A luz do dia, dirigida por grelhas e refletida por superfícies interiores de cor clara, proporciona a maior parte da iluminação que os ocupantes precisam e, juntamente com controles de iluminação adicionais, reduz a conta de energia do laboratório.
Além disso, as janelas estão bem isoladas – são triplos vitrificadas e baixas e avaliadas, mantendo o frio e o calor fora de onde elas pertencem.
Além disso, algumas janelas são eletrocrômicas e termocromáticas, então elas escurecem automaticamente quando a luz solar direta atinge-as – uma tecnologia de construção avançada que controla o brilho e o calor.
Estação de trabalho eficiente em termos energéticos.
Ok, agora dê uma olhada em uma estação de trabalho. Claramente iluminados pela iluminação do dia, as estações de trabalho usam computadores portáteis eficientes em termos de energia, lâmpadas de mesa LED e sistemas de gerenciamento de energia para garantir que estejam economizando energia.
painéis solares instalados no telhado.
A instalação de painéis solares em muitos edifícios de alto desempenho não só economiza, mas também produz energia e gera mais economia ainda sem precisar deixar um gerador de energia como reservar. Painéis fotovoltaicos solares voltam para o sul para coletar a energia do sol e convertê-la em eletricidade.
E a eficiência energética não é apenas para novas construções. Muitos edifícios existentes estão sendo atualizados para usar muito menos.
Economizando energia, economizando dinheiro – com mais conforto. Prédios comerciais eficientes em termos energéticos.
Fonte: eere.energy.gov